Histórico


A Escola SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” iniciou suas atividades em 1959, com o nome de Escola “Rochdale”, quando Osasco ainda era um bairro da capital paulista. Estava localizada à Avenida Cruzeiro do Sul, nº 200, no bairro de Rochdale, em prédio construído pela Cooperativa Rochdale, em regime de comodato.

Com a emancipação de Osasco, em fevereiro de 1962, a escola passou a integrar o grupo de escolas do interior.
Em janeiro de 1968, por força de extinção do convênio com a Cooperativa Rochdale, a Escola mudou-se para prédio próprio, sede atual, na Rua Ari Barroso, 305, no bairro de Presidente Altino, recebendo a denominação de Escola SENAI de Osasco. A partir de então passou a ministrar o terceiro semestre, oferecendo assim o curso de aprendizagem industrial completo.

Em janeiro de 1971, iniciaram-se as atividades do Colégio Industrial SENAI de Osasco, que passou a formar Técnicos em Metalurgia com o ensino regular e supletivo de 2º grau, destinado a formação de técnicos em metalurgia, para atendimento em nível nacional. 

Em 28 de outubro de 1974, a escola recebeu patrono e a denominação de Escola SENAI "Nadir Dias de Figueiredo".

Em 1994, a Escola passou a desenvolver também o Curso Técnico de Desenho de Projetos que, em conjunto com o Curso Técnico em Metalurgia, foram os cursos técnicos de ensino médio oferecidos durante anos.

Ainda em 1994, o SENAI Osasco instituiu o Comitê Interno da Qualidade, com a atribuição de coordenar os trabalhos de implantação da cultura e dos sistemas de qualidade propostos pelo Programa Qualidade SENAI-SP. Em 1997, a Escola obteve a titulação de CENATEC – Centro Nacional de Tecnologia na área de Metalurgia, conferida pelo Departamento Nacional do SENAI, utilizando como referência os critérios de excelência da Fundação do PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade.

No ano de 1998 foi definido um novo Modelo de Formação Profissional, baseado na nova LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estruturado em módulos, implantado em 1999, quando a escola completou 40 anos.

Em 16 de junho de 2000 a Escola recebeu a certificação do sistema da qualidade segundo a norma ISO 9001, conferida pela ABS Quality Evolutions, Inc.

Em 2001, a Escola passa a oferecer o curso de Ferramenteiro para Moldes Metálicos, utilizando como estratégia de desenvolvimento a Educação por Competência.

No ano de 2002, o Laboratório de Ensaios Metalúrgicos da Escola, destinado a prestação de serviços para empresas e entidades, obteve o credenciamento do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, conforme NBR ISO/IEC 17025, habilitando-o a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios – RBLE. Também em 2002, implantou-se o Curso de Aprendizagem Industrial para a ocupação Eletricista de Manutenção, que veio a se juntar ao da ocupação de Mecânico de Usinagem, como opção para a formação profissional de jovens e adolescente.

Em 2003, a Escola confirmou sua certificação na ISO9001:2000 e ampliou seu escopo, que passou a abranger, além dos serviços de Educação Profissional, os de Informação Tecnológica.

Entre os anos de 2004 a 2006, a Escola recebeu considerável investimento, com reforma de instalações, acompanhada de um aporte tecnológico em sua área de atuação.

Em 2006, implantou-se o Curso de Aprendizagem Industrial para a ocupação Modelador Industrial, que veio a se juntar aos das ocupações de Eletricista de Manutenção e de Mecânico de Usinagem, como opções para a formação profissional de jovens e adolescente.

A Faculdade de Tecnologia SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” Foi credenciada como instituição de educação superior pela Portaria MEC nº1.228 de 06/10/2008 – D.O.U.-07/10/2008. É a responsável pela coordenação e execução do Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, que teve o seu funcionamento autorizado pela Portaria do MEC/SETEC nº 469, de 07/10/2008, publicada no DOU de 09/10/2008.

A Faculdade de Tecnologia SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” teve seu reconhecimento e recredenciamento efetivado pelo MEC, obtendo conceito final 4 em uma escala de 0 a 5. A Unidade também iniciou, em 2010, a oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de “Inspeção e Automação em Soldagem”. A primeira turma de formandos ocorreu no primeiro semestre de 2012, última turma concluinte em 03/2017.

A Faculdade de Tecnologia SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” teve sua renovação de recredenciamento efetivado pelo MEC, pelo prazo de 4 (quatro) anos, a partir de 19/01/2017, fixado pela então vigente Portaria Normativa nº2, de 4 de janeiro de 2016, observando o disposto no artigo 4º da Lei nº 10.870, de maio de 2004, bem como art. 10 § 7º, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, conforme consta do processo e-MEC nº 201115201.

Em 08/03/2016 a Unidade obteve aprovação dos projetos pedagógicos dos cursos de pós-graduação lato sensu de Engenharia de Soldagem e Engenharia de Fundição, ambos com carga horária de 450 horas.

Atualmente, a Unidade é referência na Área de Metalurgia e coloca à disposição, da indústria nacional e da sociedade, uma estrutura de laboratórios e oficinas altamente equipados, alinhados com a tecnologia da indústria, e também com uma equipe de especialistas de alta qualidade, capaz de atuar tanto em treinamento e capacitação de pessoas, como na assessoria técnica e tecnológica para as empresas do Brasil.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar