Ganhos de Produtividade


 

Produtividade é a capacidade de produzir, ela pode ser calculada relacionando a quantidade de produtos e/ou serviços produzidos por um determinado período de tempo e utilizando uma determinada quantidade de recursos (Ex.: mão de obra).

A produtividade tem a ver com rendimento e indica quão eficaz encontra-se o seu processo produtivo. A produtividade otimizada reduz custo e aumenta a competitividades das empresas.

 

 

 

É muito comum as empresas realizarem avaliações da produção, ou seja, o que foi produzido no dia, sem considerar os recursos empregados naquele dia e as especificidades do dia como, por exemplo, metade dos produtos estarem semiacabados ou ainda, se usou uma grande quantidade  de horas extras no dia. Tudo isso com que o custo de produção se torne maior do que deveria.

Quando pensamos em produtividade, estamos analisando se o que foi produzido está condizente com a demanda e também com o recurso empregado, desta forma pode-se num segundo momento trabalhar na melhoria do processo, que afetará diretamente a produtividade e, por consequência, a redução de custos.

Em resumo, Produção é o que se produz no dia. Produtividade é a quantidade produzida, levando em conta a demanda (o que realmente precisa produzir) e os recursos (mão de obra e insumos).

 

 

 

Durante as consultorias com foco em ganhos de produtividade, utilizamos como metodologia o Lean manufacturing ou em português, Manufatura enxuta, que utiliza como pilar a filosofia do sistema Toyota de produção, focando na eliminação de desperdícios.

 

 


Atuamos em todos os processos produtivos (manufacturing) ou administrativos (Office), em empresas dos mais diversos setores. Como a especialidade da nossa unidade é metalurgia, priorizamos os atendimentos a empresas deste segmento, porém já atuamos em empresas do segmento de alimentos, plásticos, ferramentarias, entre outros.

 

Resultados de atendimentos anteriores SENAI

Como foi citado anteriormente, nossa unidade realizou mais de 50 atendimentos focados em aumento de produtividade, utilizando a metodologia de fabricação enxuta. Nestes trabalhos podemos destacar alguns números:

  • Média de aumento de produtividade: 51% com picos de 129%;
  • Media de redução de movimentação durante o processo: 63% com pico de 92%;
  • Média do retorno de investimento (ROI): 6,33 meses com picos de 0,11 meses.



 

Os atendimentos do SENAI são realizados por consultores experientes e que tem como premisa atuar no processo diretamente.

Em todos os nossos processos de consultoria,  atuamos com transferência de tecnologia, ou seja, o trabalho é realizado por um time composto por membros da empresa de diferentes setores e o consultor do SENAI atua como um facilitador e provedor de know-how.

O que esperamos é que ao final do trabalho, o time formado pela empresa possa dar continuidade no trabalho lean, aplicando em outros setores e processos.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar