A Norma Regulamentadora de número 12 (NR 12) do Ministério do Trabalho, é responsável por estabelecer as condições de segurança para trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos. Para isso, ela define os princípios e medidas de proteção que são essenciais para garantir a segurança, saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O SENAI-SP atua nos serviços de assessoria na elaboração o de laudos de “Apreciação de riscos em máquinas e equipamentos” e de relatórios de “Inventário de máquinas e equipamentos”, com emissão de  ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, devidamente registrada no CREA, para atendimento dos requisitos da Norma Regulamentadora N° 12 do Ministério do Trabalho.

 

 

Trata-se de um estudo técnico que contém o detalhamento da avaliação e sugestões de adequação das máquinas e equipamentos, utilizando como referência a Norma Reguladora Nº 12 do MTE (NR-12). O documento entregue serve de referência para o processo de execução das adequações.

O estudo está alinhado com as exigências da NR-12, no que diz respeito a identificação dos riscos e sua mitigação. O estudo é realizado com base no acompanhamento das operações realizadas pelas máquinas e do ambiente de desenvolvimento das atividades laborais

A metodologia utilizada baseia-se na avaliação da severidade e da probabilidade de ocorrência do dano identificado, relacionado com a operação ou instalação das maquinas em análise, incluindo os processos de manutenção mecânica e elétrica, ajustes e limpeza, quando aplicável.

Durante o processo de avaliação são aplicados os princípios estabelecidos pela NBR ISO 12100:2013 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos.

 

 

A elaboração do Inventário de máquinas e equipamentos visa atender o item 12.153 da NR-12, que estabelece a necessidade de elaborar e manter um inventário atualizado das máquinas e equipamentos, com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.

 

Entre em contato com a equipe de Relacionamento com à Indústria e agende uma visita em sua empresa gratuitamente:

 

Carlos Alberto Marchioli

Coordenador de Relacionamento com à Indústria

(11) 3685-7986

cmarchioli@sp.senai.br

 

Fernanda Lucas

Assistente de Apoio Técnico

(11) 3685-7960

fernanda.santos@sp.senai.br

 

Palloma Medeiros

Assistente de Apoio Técnico

(11) 3685-7985

palloma.silva@sp.senai.br